Em e-mail marketing, existem dois tipos de bounces que podem prejudicar suas entregas, são eles: soft bounces e hard bounces.
Soft Bounces e Internal Bounces:
São erros temporários, que podem surgir por uma série de motivos, entre eles: caixa de entrada superlotada, falhas temporárias de acesso, bloqueio por antivírus com proteção antispam, falhas temporárias de conexão, entre outros.
No relatório, este tipo de bounce é dividido entre Soft e Internal. O Soft é para listar casos de caixa cheia, emails com bloqueio. Já o internal, lista casos de bloqueios por lista de spam ou contéudo.
Estes tipos de erro, não são muito graves, e não precisa ser eliminado logo na primeira aparição. Muitas vezes uma nova tentativa de entrega é válida, pois partindo do princípio que você só está enviando para usuários opt-in, eles podem estar passando por um período de inatividade e em breve retornarão.
Para não sofrer desgaste de imagem e reputação com soft e internal bounces, a melhor alternativa é manter a frequência na higienização de bases de acordo com o nível de engajamento dos usuários. Por padrão, o DAG WebMailing irá tentar fazer 5 tentativas de entrega antes de marcar o email como hard bounce.
Hard Bounce:
Erros permanentes que devem ser tratados com mais rigor do que os erros temporários. Estes podem aparecer por de fato não existirem (spamtraps), por estarem passando por um longo período de inatividade (5 meses). Este tipo de resposta prejudica mais intensamente a entrega de suas campanhas porque recebem uma rejeição imediata do provedor. As respostas mais comuns são relacionadas a contas ou domínios inexistentes.
Neste caso, a solução é a imediata remoção dos hard bounces. Uma vez classificado como erro permanente, o e-mail não será mais entregue e se permanecer em suas listas, poderá afetar a entrega de todos os outros, mesmo os que possuem engajamento constante.
Por padrão, o DAG WebMailing irá marcar o email como hard bounce no primeiro retorno de erro permanente.